Fisioterapia Gerontológica
Confira abaixo como funciona e para o que é indicado a Fisioterapia Gerontológica e marque a sua consulta!
Como Funciona?
O que é?
A fisioterapia geriátrica consiste no tratamento preventivo ou de reabilitação das principais comorbidades que acometem pacientes com idade acima de 50 anos, sendo estes: Acometimentos ortopédicos (dor crônica, osteoartrose, problemas na coluna, artrite reumatoide e tendinites); Neurológicos (acidente vascular encefálico, alzheimer, parkinson); Cardiorrespiratórios (doença pulmonar obstrutiva crônica, insuficiência cardíaca); Ginecológica (incontinência urinária).
O idoso necessita de uma atenção especial, pois com o avançar da idade, podem ser observadas alterações no sistema cardiovascular (como aumento progressivo da pressão arterial e fibrose no músculo cardíaco); Alterações no sistema respiratório (redução elasticidade e da função do pulmão); Comprometimento do sistema musculo-esquelético (diminuição da massa muscular e da massa óssea e perda de massa e elasticidade dos tendões e ligamentos, substituição de massa muscular por tecido adiposo); Comprometimento do sistema nervoso central (redução do número de neurônios, redução na velocidade da condução nervosa, restrição das respostas motoras o que promove declínio gradual das funções cognitivas); Mudanças psicológicas também são frequentes, como dificuldade de adaptações a novos papéis sociais, falta de motivações, baixa-estima e depressão.
Todos esses fatores levam ao aumento do risco de sofrer quedas e consequentemente fraturas. E devido redução da capacidade de recuperação do organismo do idoso, uma queda pode levar a sérias consequências, podendo demorar meses ou até anos para que o idoso consiga voltar à sua rotina normal.
A fisioterapia gerontológica tem impacto positivo sobre a redução da dor, aumento da força muscular, flexibilidade e equilíbrio, além de promover a melhora da coordenação e capacidade cardiorrespiratória. O fisioterapeuta geriátrico enxerga o idoso de forma integral, considerando seus aspectos biológicos, psicológicos e sociais. Sua atuação na terceira idade visa além do cuidado, a melhora da capacidade funcional, colaborando para um estilo de vida mais saudável e ativo, com maior qualidade de vida e independência durante a realização das suas tarefas diárias.
Referências
1.Ramos EA, Sandoval RA. ANÁLISE DA FORÇA MUSCULAR, FLEXIBILIDADE E EQUILÍBRIO DE IDOSOS PRATICANTES DE TREINAMENTO FUNCIONAL. Rev Cien Escol Estad Saud Publ Cândido Santiago-RESAP. 2018;4(1):46-53 ISSN: 2447-3406.
2.Silva CCR. Fisioterapia Gerontológica: uma nova perspectiva de atuação da fisioterapia na saúde do idoso. Dissertação de mestrado. Tede. 2011.
3.Fechine BRA, Trompieri N. O processo de envelhecimento: as principais alterações que acontecem com o idoso com o passar dos anos Revista Científica Internacional. Ed.20, 2012; 1(7).
Indicação
Indivíduos que apresentam qualquer sintoma relacionado com disfunções decorrentes do envelhecimento.
Sua saúde começa aqui
Cadastre-se sem custo ou ligue agora mesmo!
Contato — 62 99249-5201
WhatsApp — 62 99249-5201
Fisioterapia e Bem estar
Entre em contato e saiba mais agora mesmo!
(62) 99249-5201
WhatsApp: (62) 99249-5201