
Treinamento Sensório Motor
Confira abaixo como funciona e para o que é indicado o Treinamento Sensório Motor e marque a sua consulta!
Como Funciona?
O que é?
Abrange treino de equilíbrio que auxilia na manutenção do controle postural por meio de atividades funcionais que promovem o aumento da resposta neuro-motora, o que faz com que melhore o equilíbrio. O termo “sistema sensório-motor” é utilizado para descrever integrações centrais, sensoriais e motoras, e as estruturas envolvidas na manutenção das articulações durante os movimentos corporais e nas manutenções de postura.
As alterações do equilíbrio corporal estão entre as queixas mais comuns do idoso, e isso ocorre decorrente de perdas e disfunções que acompanham o processo de envelhecimento. O equilíbrio depende da integridade do sistema vestibular (labirinto, nervo vestibulococlear e núcleos); dos receptores sensoriais localizados em tendões, músculos e articulações; e da visão.
A principal consequência do desequilíbrio no idoso é a queda e esta pode desencadear graves consequências, como a perda de independência, incapacidades, fraturas, internações e mortalidade. O idoso que sofreu queda sente medo de cair novamente, o que leva à insegurança, perda da autoconfiança e restrição das atividades. Isso favorece à inatividade, ao diminuição de mobilidade e, consequentemente a redução da força muscular. A partir disso, aumentam a probabilidade cair novamente.
Como Funciona?
Exercícios com mudanças de velocidade e direção, amplitudes variadas e ambientes diferenciados. Que estimulam a adaptação corporal e visam treinar habilidades específicas, minimizar a imobilidade, a dependência e a incapacidade funcional. Objetivando a capacitação do indivíduo de se sobressair perante os obstáculos e situações que promovam o desequilíbrio do dia à dia.
Referências
1. Bechara FT, Santos SMS. Efetividade de um programa fisioterapêutico para Treino de equilíbrio em idosos. Revista Saúde e Pesquisa. 2008; 1(1):15-20.
2. Bertol E, Rodríguez CA. Da tontura à vertigem: uma proposta para o manejo do paciente vertiginoso na Atenção primária. Rev. APS. 2008; 11(1):62-73.
3. Zeigelboim BS, Rosa MRD, Klagenberg KF, Jurkiewicz AL. Reabilitação vestibular no tratamento da tontura e do zumbido Rev. soc. bras. Fonoaudiol.2008;13(3).
4.FALSARELLA, G.R.; GASPAROTTO, L.P.R.; COIMBRA, A.M.V. Quedas: conceitos, frequências e aplicações à assistência ao idoso. Revisão da literatura. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol. 2014; 17(4):897-910.
5. Lustosa LP, Oliveira LA, Santos, Guedes RC, Parentoni AN, Pereira LSM. Efeito de um programa de treinamento funcional no equilíbrio postural de idosas da comunidade. Fisioterapia e Pesquisa. 2010; 17(2):153-6.
6. Leporace G, Metsavaht L, Sposito MMM. Importância do treinamento da propriocepção e do controle motor na reabilitação após lesões músculo-esqueléticas. Acta fisiatr 2009; 16(3): 126-131.
Indicações
Para Quem?
Indivíduos que apresentam queixa de desequilíbrio, que tem dificuldades de se manter uma postura estável ou que apresentam risco de sofrer quedas.

Sua saúde começa aqui
Cadastre-se sem custo ou ligue agora mesmo!
Contato — 62 99249-5201
WhatsApp — 62 99249-5201

Fisioterapia e Bem estar
Entre em contato e saiba mais agora mesmo!
(62) 99249-5201
WhatsApp: (62) 99249-5201